Sabe aqueles sonhos de criança? Algumas crianças sonham com carros, outros em ser astronauta, têm ainda os que sonham ser bombeiro, médico ou mesmo veterinário, como eu sempre sonhei! E esse sonho não estaria completo se eu não vivesse cercado por muitos e muitos bichos!
Me chamo Vítor, sou médico Veterinário aqui em Brasília e sou o responsável por viver esse sonho chamado Benntos! Falando nisso, porque Benntos? A escolha do nome do canil teve relação direta com o meu conceito de criação ideal (Familiar/ Hobby Breeder) e por isso a partir da junção de partes de cada, eles receberam meu sobrenome: BENigno saNTOS!
Porque eles são incríveis!! E a resposta poderia ser só isso mesmo, que estaria super correta! Mas minha paixão pela raça vem de longos anos, já era apaixonado por eles antes mesmo de conhecer um pessoalmente!
Lá nos anos 2000, antes mesmo de entrar na faculdade, eu tentava achar fotos, revistas e até sites (lembrem-se: estamos falando da época de internet discada!!!) que falavam da raça! Alguns sites nacionais e outros americanos, estavam sempre estudando e tentando entender o máximo sobre a raça!
Até que em abril/2003, após me mudar pra Belo Horizonte encontrei com os primeiros Goldens numa exposição! Eu lembro muito bem do dia, da ansiedade e da alegria de ter conhecido o Hulk (Golden Trip’s Limited Edition). Era a expo do KCGBH, estavam os grandes nomes da cinofilia do Brasil na época, e eu perdido e ao mesmo tempo encantado com tudo aquilo!
Foi quando começaram as pistas de Golden e estava lotada de bons cães, além do Hulk estavam participando vários exemplares de um canil americano cujo o dono tinha se mudado pro Brasil! Foi lindo de ver e eu saí dali com a certeza de que tinha encontrado a minha raça pra toda vida!
Com a decisão tomada, veio uma segunda parte muito importante: estudar TUDO que podia sobre a raça! E posso dizer com tranquilidade: como eu estudei sobre eles ao longos desses anos!!
Entender padrão da raça, problemas de saúde, linhas de sangue, sempre buscando saber resultados de exposições e entendendo o que cada de linha de sangue produz e se caracteriza!
Eu ainda fazia questão de ir em todas as exposições de Brasília, sempre estava por lá, acompanhando julgamentos e tentando entender o que se buscava! De 2013 até 2018, fui em todas as exposições do KCB, mesmo sem ter realmente um Golden meu! Mas como sempre acreditei ser necessário entender o que se está fazendo, isso me ajudou muito a fazer as escolhas futuras que influenciam a minha criação!
Finalmente em 2008 eu conseguir comprar a minha primeira Golden, a Kissy (South Island’s Especially Pretty)! Foi uma alegria sem tamanho (mesmo ela sendo TERRÍVEL!!!) e logo em seguida ela ganhou a companhia da Summer e da Malie.
Acreditem, ao sair da teoria e iniciar a prática as dificuldades do dia-a- dia de um canil, são enormes! É necessário muito amor e dedicação pra perder noites de sono cuidando de bebês; abrir mão de viagens e do tempo com a família pra está com eles e investir muito tempo e dinheiro pra mantê-los bem!
Apesar do susto inicial de como tudo funcionava, já estava apaixonado por eles e não ia abrir mão de tê-los ao meu lado! E aí foi necessário ser muito firme sobre os propósitos que sempre quis dentro do meu trabalho. Eu sempre quis Goldens típicos, que respeitassem o padrão e o tipo que eu gosto, por isso mesmo sempre fui muito chato com as minhas escolhas!
Além de beleza, outros 2 pontos que pesam muito no meu trabalho é a saúde e o temperamento!! Até porque de nada adianta um Golden lindo com um temperamento impossível de se conviver, ou mesmo que tenha diversos problemas de saúde interferindo assim na sua qualidade de vida! Ao escolher ser criterioso, tive que lidar com as frustrações muitas vezes de não poder realizar os planos que tinha feito! Muitos deles precisaram ser retirados da reprodução por temperamento ou mesmo saúde.
Ao longo desses anos criando, não medi esforços pra buscar o que considerava ideal e correto! Importei cães, busquei acasalamentos com os melhores cães possíveis e tudo isso se Reflete no orgulho do meu trabalho até aqui! Em mais de uma década não foram muitos cães criados, mas fico muito feliz em saber que conseguir levar alegria pra tantas famílias!
Em busca do conforto e qualidade de vida dos cães nós pensamos em cada detalhe da nossa estrutura.
O termo criação responsável é usado quando vemos uma série de preocupações com o bem-estar dos cães utilizados na reprodução, assim como todos aqueles que nasceram no canil. E é uma preocupação constante que sempre teremos!
Nosso amor pela raça e pelos animais vem em primeiro lugar e compartilhamos esse amor e cuidado com os tutores que escolhem nosso canil para ter um Golden Retriever em sua família.
Entenda